quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma festa múltipla: Festa do Divino de Urucará


Como todas as festas de santo, a festa do Divino não é só feita de cânticos, novenas, missas e devoção, mas também de festa social. Encontro com família, amigos, conterrâneos e pessoas de outras cidades. São vários os grupos que fazem viagem para a cidade, principalmente nos últimos dias da festa, algumas viagens são feitas somente por famílias e amigos. Estas são muito interessantes, pois é só brincadeira, bate-papo e confraternização na ida, permanência na cidade e retorno para Manaus.
Este ano houve uma multiplicidade de apresentação de shows no palco, entre os estilos: MPB, boi-bumbá, forró, brega, pagode, rock e carnaval. O destaque dos últimos dias ficou por conta do cantor do som de barzinho Tom Kleber, que mostrou porque tem mais de 2 milhões CDs vendidos no Brasil, os sucessos da década de 80 foi sua principal inspiração, mas também, outros grandes sucessos de público.  Antes dele as atrações Sebastião Júnior, Garantido, e David Assayag, Caprichoso,  levantadores de toadas dos bois-bumbás de Parintins, também contagiaram as rapaziadas vermelha e azul.
Uma dica interessante, se você quiser participar da festa social na praça e quiser um local pra sentar-se, compre sua mesa antecipadamente nos bares que circundam o show, caso contrário corre o risco de ficar em pé por um longo tempo. Este ano a festa do Divino Espírito Santo, como todas as grandes festas, já contou com lugar em camarote, e os proprietários, Lázaro-Meirinha Silva, são excelentes anfitriões, um atendimento pra não se colocar defeito, isso é visão empreendedora.
Frente de Urucará
Castanhal
Durante o dia Urucurá oferece sua beleza natural, banhos de rio no entorno da cidade, um mergulho nas águas geladas do Tapera ou do Amanari. A beleza do lago do Castanhal, uma comunidade que tem doces, beijus, e botequins sem igual. A praça está sempre movimentada com bares e restaurantes, mas há outros lugares alternativos como o do Júnior Marreca que colocou uma caixa de cerveja, churrasquinho e um sonzinho embaixo de uma árvore de frente para o rio, não deu pra quem quis, as mesas sempre lotadas durante a toda a tarde. As locadoras de moto são movimentadíssima, além do preço quintuplicado por hora, o melhor é pagar a diária, a quantidade de moto na cidade surpreende, neste momento um bom protetor solar vai muito bem.
Já a alimentação, pelo menos pros filhos de Urucará que retornam para lá, é ótima, peixe, peixe na brasa ou caldeirada de tambaqui, jaraqui, bodó, tucunaré e outros, mas também tem carne e muita, pois os devotos do Divino não tem pena de doar bois que vão para o leilão ou para o churrasco durante toda a festa. O povo é hospitaleiro, sendo assim, você sempre recebe uma meia dúzia de convite pro almoço, e neste caso acaba perdendo a guerra pra balança. Plagiando o grande Rei Roberto, são muitas emoções!!!
Neraida e José Alberto Libório, Dulcimar Libório




Kátia, Paulo e Nilzete

Érica e Wellington Guimarães, Michele e Jùnio Guimarães

Dionéia Libório e Keila Andresa

Taumaturgo - Tina Felipe Coêlho

Mozart Beltrão e Kádia Eneida
Sallem Simões, Capt. Silas Simões e Bosquinho Ramos no Lobinho.

Fernanda Santos, Yuly Guimarães e Natuani Guimarães.
Keila Andresa, Pedro Libório, Iolene e Kátia Regina.

Show Tom Kleber
Kádia Eneida e Kleber Lobão.
Luan Ramos, Yuly e Ana Tereza Guimarães, Daiane Nery, Van. Embaixo: Tina Felipe, Fernanda Santos, Keila Andresa e Marcelo Nery

                                             Da direita: Angela e Arthur Luiz, Kátia Regina e Dionéia Libório
Kátia Regina, Ana Tereza, Lôra Silva, Rosária Silva, Lázaro Silva, Sr, Leonardo do Amanari, Arthur Luiz-Ângela e Kleber Lobão

Tina Felipe, Keila Andresa, Marcelo Nery, Marcelinha Nery, Fernanda Santos, Yuly Guimarães, Mary Benarrós, Ana Tereza Guimarães, Daiane e Van.

Felipe K Branca, Kleber Lobão e Libinha Felipe


Nenhum comentário: