sexta-feira, 10 de junho de 2011

ARTESANATO DE URUCARÁ



Os artesãos de Urucará há décadas vêm lutando por reconhecimento e fortalecimento de suas atividades. Mesmo não podendo viver do artesanato,  eles persistem em realiza-lo. É comum eles passarem dias pescando ou na lavoura, atividades que lhes garantem o pão nosso de cada dia. Os diferentes estilos de trabalhos, artesanato em madeira de molongó, raízes de arvores, escultura em madeira, bijuterias com caroço de tucumã, arranjos florais em garrafa pet, panelas e utensílios domésticos em barro (argila), pinturas em tela não deixam seus sonhos esmorecerem.
Marcão, uma luta sem trégua pela classe. Ator e autor de peças teatrais

Artesão Missa, ator e autor de peças teatrais.


De acordo com Marcão e Missa desde que eles tiveram uma barraca fixa na Festa do Divino, muita coisa mudou, mas essa é praticamente a única vitrine do artesanato urucaraense, eles gostariam muito de participar de eventos estaduais ou nacionais, mas o custo dessas viagens é muito alto e dificilmente eles têm como bancar essa situação. Algumas peças, como as de panelas de barro, já têm espaço garantido no mercado nacional e outras encaminhadas à Itália. Entretanto como eles não conseguiram constituir a cooperativa essas projeções ficam individualizadas.

Panelas de Barro. São lindas!!!

Portanto para quem for a Urucará. no período da festa do Divino Espírito Santo. Não deixe de visitar a barraca de artesanato, na praça do muro de arrimo, para prestigiar e comprar produtos dos amigos Marcão, Missa, as artesãs da comunidade da Bonança entre outros.


Peças artesanais ornando a praça da cidade.

Nenhum comentário: