sexta-feira, 17 de junho de 2011

Jornada Tripla - Uma realidade de professores

  A jornada tripla é uma realidade dos professores do Brasil, de norte a sul, é assim aqui em Manaus, Rio Grande do Norte- Amanda Gurgel e agora, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso de Sul, Mato Grosso e Santa Catarina. Vejam matéria no G1.

17/06/2011 09h20 - Atualizado em 17/06/2011 11h41

Professores fazem até jornadas triplas para aumentar renda

G1 falou com profissionais de escolas em SP, DF, RJ, MG, MS, MT e SC.
Professora 'sorteia' contas para pagar; outra fez empréstimo para quitar pós.

Do G1, em SP, RJ, DF, MG, MS, MT e SC*
Jornadas de 30, 40 e até 60 horas semanais, três empregos, pouco tempo para ver os filhos, a família. Sorteio para pagar as contas do mês. Empréstimos, bicos, jornada tripla. E salários baixos. Esta é a rotina de grande parte dos professores da rede pública de ensino no país, muitos deles pós-graduados.
A professora Maria Patrícia Almeida Santos Costa, de 38 anos, que faz sorteio todo mês para decidir que conta vai deixar em dia (Foto: Letícia Macedo/G1 ) 
A professora Maria Patrícia Almeida Santos Costa,
de 38 anos, faz sorteio todo mês para decidir
que conta pagar (Foto: Letícia Macedo/G1)
"Não consigo dar conta de pagar minhas contas mensais", diz a professora Maria Patrícia Almeida Santos Costa, de 38 anos, que leciona no ensino fundamental da escola estadual Professor José Baptista Castellões, na Zona Sul da capital paulista. Ela faz um sorteio todo mês para decidir o que deixar em dia. “Esse mês nós vamos pagar o seguro do carro. Já sabemos que o telefone e o condomínio nós não vamos conseguir."
Tempo para o lazer não é uma possibilidade, segundo ela, com um salário de R$ 1.213. "Há muito tempo eu não viajo. No cinema eu ainda vou, porque eu e o meu filho temos desconto. Às vezes vamos a algum parque público", diz ela. “Eu já tirei uma carteira de trabalho nova e estou procurando trabalho desde abril. Sou casada com um funcionário público e nossa renda é baixa.”
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/06/professores-fazem-ate-jornadas-triplas-para-aumentar-renda.html

Nenhum comentário: