quarta-feira, 15 de junho de 2011

A presença do Divino Espírito Santo de Urucará


Raimundinha Matias e Elci Libório carregando o Divino
Durante10 dias Urucará homenageia o Divino Espírito Santo preparando-se para o grande dia da Pentecoste. São inúmeras pessoas envolvidas direta e indiretamente nesse evento. Um evento realizado pela Paróquia de Sant’Ana com o apoio da Prefeitura Municipal, e a colaboração de dezenas de fiéis que doam o que podem para ornamentação, leilão e bingos. Mas a principal manifestação da multidão e a forte corrente de fé que fazem em torno do Santíssimo, fé que chega ao ápice no último dia da festa. A  salva de fogos ao meio dia, no Dia da Pentecoste,  em homenagem ao Divino,  conta com a presença de centenas de urucaraenses. Toda a zona urbana e rural participa desse momento, é possível ouvir sons de foguete vindo de muito longe como Taboari, Castanhal e adjacências, são milhares de estouro, esse é o sinal para as atividades dos organizadores da festa parem para iniciarem suas orações e fazerem seus depoimentos de milagres ou de pedidos de milagres ao Divino. Os depoimentos são tão fortes e verdadeiros que não tem quem não sinta a presença de Deus a partir da força do divino espírito santo de Urucará. O sentimento é tão forte que os devotos não conseguem controlar suas lágrimas de agradecimento, de elevação da alma e da certeza que milagres acontecem. 
Palco da Festa do Divino Espírito Santo

Equipe da Ornamentação: Ducéu Coutinho, Zenete Seixas, Dora Libório e Aida Seixas

Este ano o momento do depoimento contou com a presença da imagem do Santíssimo que saiu da igreja e foi até o palco da celebração. Em cima do palco a equipe da ornamentação esperavam por Ele, todos  voluntários que realizam esse trabalho em agradecimento a graças alcançadas. A imagem foi carregada pelas professoras Raimundinha Matias, Mirian Serrão e Elci Libório. A Profª. Raimundinha agradecia a graça de ter seu tumor sumido, a Profª. Elci de ter feita uma cirurgia de retirada de tumor nas cordas vocais e ter dado tudo certo, já a Mirian também espera por essa graça, pois está em tratamento. Nesse momento sublime, é possível perceber a presença do Santíssimo no coração das pessoas.
Devotos do Divino na Praça de Sant'Ana ao meio-dia.


Raimundinha Martins, Mirian Serrão e Elci Libório

Caminhada da igreja ao palco.


Mirian Serrão




As cinco horas inicia a procissão que percorre pelas ruas da cidade de Urucará, os devotos pagam a suas promessas no meio da celebração, distribuindo velas, lembranças, camisas, descalços, carregando pedras, tijolos e tudo que possam pagar as graças alcançadas. O Divino, que é coberto por fitas de cetins com nomes de devotos, tem Seu andor disputado, são muitos os que querem carregar ou pegar em suas fitas. Durante todo o percurso são queimadas milhares de velas. Todos os cânticos são comoventes, mas nenhum urucaraense se contém quando é cantada a música do Divino Espírito Santo de Urucará. No retorno da imagem à praça, centenas de pessoas esperam para saldarem a chegada do Santíssimo com pétalas de rosas, este ano foi comprado vários lança pétalas que diferenciaram esse momento pelo impacto visual causado. A missa campal foi muito bonita e emocionante. O Padre Luis, conseguiu mais uma vez conduzir a celebração com muita devoção e fé, alguns anos de experiência e empatia com a comunidade faz o seu sermão ter afinidade com os devotos do Divino Espírito Santo de Urucará. 
Procissão











Chuva de pétalas.

Guardiões do Divino
Vovó Lelé, Fátima Felipe e Darci, filha da vovó, orando na missa.


Nenhum comentário: