domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de junho


         Os problemas ambientais começaram a inquietar a sociedade ainda na década de 50 do séc. XX, um movimento que iniciou na Alemanha chegou aos Estados Unidos fazendo parte da bandeira da sociedade alternativa hippie. Depois esse assunto deixou de ser “coisa de maluco” e passou a fazer parte do discurso científico. Em Estocolmo - Suécia, no período de 5 a 16 de junho de 1972 ocorreu a reunião com 113 países e 250 organizações não governamentais para participarem da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. A pauta principal discutiu a relação entre desenvolvimento e meio ambiente, a degradação do meio ambiente causada pela ação humana e os riscos para sua sobrevivência e a preservação da diversidade biológica acima de qualquer possibilidade. 

       A relação de desenvolvimento e meio ambiente, levou países em desenvolvimento, liderados pelo Brasil, a resistir o reconhecimento da problemática ambiental, sob a alegação de que a principal poluição era a miséria. A visão era “desenvolvemos primeiro depois pagamos os custos da poluição mais tarde”, declarou o ministro Costa Cavalcante, governo militar. 

       Em meio ao impasse entre as nações desenvolvidas e subdesenvolvidas sobre o crescimento econômico e meio ambiente, o Brasil que estava em plena fase do “milagre econômico” estendeu uma faixa: “Bem vindos à poluição, estamos abertos a ela. O Brasil é um país que não tem restrições, temos várias cidades que receberiam de braços abertos a sua poluição, porque nós queremos empregos, dólares para o nosso desenvolvimento”. Essa situação chegou a este ponto porque parte dos países industrializados pregavam que os recursos naturais não aguentariam a demanda de industrialização e urbanização crescente, já os demais achavam que também tinham direito a esse crescimento alcançado, previamente, pelos os que ali tentavam estabelecer forte controle de natalidade e econômico. 
               A partir desta duas correntes, surge a linha do ecodesenvolvimento, assim seria possível o processo de desenvolvimento seria possível equacionando o trinômio eficiência econômica, eqüidade social e equilíbrio ecológico.

Fonte
http://amaliagodoy.blogspot.com/2007/09/desenvolvimento-sustentvel-evoluo_16.html

Nenhum comentário: