sábado, 21 de maio de 2011

Sensibilização para prevenção ao uso de drogas


Ontem foi o dia D de sensibilização para prevenção ao uso de drogas da Escola Municipal Firme na Fé, Manaus - Am. Com a participação de todo o corpo docente mais de 700 crianças assistiram vídeos e cantaram músicas que falavam sobre prevenção ao uso de drogas. A partir dessa iniciativa foi possível ouvir relatos que condizem com pesquisas em que retratam que um grande número de crianças vive em alta vulnerabilidade às drogas.
Esta ação faz  parte do Projeto escola um Espaço de Inclusão, desdobramento do curso oferecido pelo Senad-Prodequi-Unb-CEAD à escolas públicas.Os vídeos foram baixados do YouTube e procuraram fortalecer a educação e atender os níveis dos alunos de Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental.
O destaque fica por conta de toda a equipe, pois as coordenadoras do projeto emparceria com Direção, pedagogo, corpo docente e admistrativos, todos dentro de suas competências contribuiram para o sucesso da ação.Esta é uma proposta desafiadora para todos a fim de  somar com a proposta nacional de prevenção que procura minimizar a quadro de jovens envolvidos com drogas que acabam tendo sérios problemas de saúde, contribuem para violência ou, ainda, para o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 
A escola não tem uma sala de vídeo, houve a necessidade de adequação do espaço escolar, bem como da compreensão da professora que ocupou a biblioteca, modificando sua metodologia de aula. Para cada duas, ou três, turmas havia uma professora responsável em passar os vídeos e abordar o tema, uma vez que as professoras coordenadoras continuaram dando suas aulas normalmente. Já a responsável pela biblioteca, mesmo sem voz, participou ativamente da ação contribuindo com a sensibilização.
Para continuarmos contribuindo com um Brasil melhor a partir da educação destacamos os seguintes endereços, on-line, para escolas e instituições que estejam abraçando a causa. Eles foram utilizados na sensibilização da EMEF Firme na Fé ontem.
Educ. Infantil, 1º e 2º Ano

http://www.youtube.com/watch?v=wJbt_okxwtY

3º ao 5º Ano

http://www.youtube.com/watch?v=o5DuSFg1aRs

http://www.youtube.com/watch?v=k3wtk1WRZzM&feature=related

 

Músicas:

Sou vivo não uso drogas - http://www.youtube.com/watch?v=TOH0etDWROY&feature=related
Se liga nessa da Turma da Mônica - http://www.youtube.com/watch?v=1Ony2PtQ7Mc&feature=fvwrel
O Careta - http://www.youtube.com/watch?v=Dd-akk0JSZA&feature=related

FAMOS FAZER PARTE DESSA REDE DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS.

Nenhum comentário: