quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Nacional de do Contribuinte – 25 maio


 No dia 25 de maio de 2007, foi instituído o dia Nacional do Contribuinte, pois nesse ano, exatamente, neste dia o contribuinte deixava de trabalhar,  exclusivamente, para pagar impostos(145 dias). Entretanto esta regra foi desrespeitada já no ano seguinte: 2008 = 148 dias, 2009 =149 dias e 2010 = 148.
Mesmo com o aumento de pagamento de imposto os serviços essenciais oferecidos à polução continuaram precários, principalmente no que tange educação, saúde, saneamento e habitação.
A Escola Firme na Fé fez um trabalho pedagógico com os alunos procurando despertar a responsabilidade social cidadã de seus alunos. Montou uma exposição com produtos alimentícios, higiênicos e eletrônicos com  etiqueta dos dois valores, com e sem impostos, bem como um quadro com os dez mandamentos do contribuinte, orientando a necessidade de solicitação de nota fiscal de aquisição de bens e serviços e quais seriam os possíveis resultados dessa ação→ qualidade na prestação de serviço público (educação, saúde, alimentação, habitação, saneamento, preservação do meio ambiente, tecnologia, etc)
Um trabalho coordenado pelo pedagogo Adriano, Ercila e Profª. France apresentou tabela de preços, muito importante para a conscientização da população no sentido do que pago (dever) e do que mereço (direito).
Dentre as tabelas trabalhadas estava esta, que esclarece de uma forma simples a diferenças dos preços adicionados aos impostos.

Nenhum comentário: