quinta-feira, 7 de julho de 2011

Parintins exportando talentos

Trabalhos de Eliandro Tavares
 
Esculturas de Parintins
Mesmo que já conhece Parintins sabe que sempre vai se surpreender com o trabalho dos artistas locais. Todo o Bumbódromo tem na sua lateral esculturas de concreto representando lendas e animais silvestres da Amazônia. Nas ruas esse trabalho também é encontrado, e claro que os visitantes, em Parintins os turistas que chegam ao Festival são carinhosamente chamados de visitantes, batem fotos gratuitamente ao lado desses monumentos. Foi assim que caminhando atraído por essas esculturas, acabei chegando há um dos artistas locais, Eliandro Tavares, 37 anos.

Eliandro ao centro com outros artistas
Izabel porto Diretora da Escola de Artes do Caprichoso

Eliandro Tavares estava no seu momento de descanso, pintando telas embaixo de uma árvore, outras obras estavam expostas permitindo que alguns visitantes conhecessem, fotografassem e comprassem seu trabalho. Segundo Eliandro, que naquele momento pintava um rosto de uma criança a partir de uma foto, o trabalho mesmo seria a tarde, pois iria para o galpão trabalhar no ritual daquela noite,  25.06.2011. Porém não se furtou de conversar e explicar que “Estudei na Escolinha do Caprichoso e hoje posso dizer que vivo exclusivamente da arte, no início do ano sou professor de pintura em tela na escolinha e trabalho no Boi-Bumbá, a partir de setembro viajo para São Paulo para trabalhar no carnaval”, disse Eliandro feliz com seu trabalho. No ano de 2008 ele ganhou o concorrido concurso de cartazes do Festival Folclórico de Parintins.

Enquanto conversávamos, ao lado da Escola de Artes do Caprichoso, a Diretora Izabel Porto saiu para cumprimentá-lo. Aproveitei para saber um pouco mais do trabalho realizado e ela solicitamente explicou que a escola trabalha com 752 crianças e adolescentes em 22 oficinas, entre elas: artes cênicas e plásticas, dança, capoeira, violão, cavaquinho, percussão, teclado, flauta, charango, escultura em madeira,  informática, inglês e outras. Em 14 anos de atuação a “Escolinha tem o orgulho de ter vários de seus alunos trabalhando em conselhos de artes do Boi-Bumbá e de escolas da Samba de Manaus, Rio, São Paulo, Porto Alegre e destaques individuais como Junior Paulain e Brena Dianná, Apresentador e Rainha do Folclore do Boi Caprichoso” falou a diretora Izabel Porto, além de esclarecer que atualmente o espaço da escolinha é pequeno pra atender a demanda, mas tem parcerias importantes com a Petrobrás, Natura, Fundação Banco do Brasil e Governo do Estado.
Brena Dienná e Junior Paulain ítens do Caprichoso, ex- alunos da Escolinha de Artes.
Escola de Artes do Caprichoso “Ir. Miguel de Pascale”

Um trabalho que começou a partir de uma brincadeira de Boi, passou pela profissionalização dos artistas e hoje está dando sua contribuição sociocultural não só para Parintins,  mas para o Brasil, exportando artistas. Quem quiser conhecer um pouco mais do projeto e só entrar no endereço http://www.escolinhacaprichoso.org.br e qualquer ajuda ao projeto é bem vinda.

Nenhum comentário: