sábado, 20 de agosto de 2011

Dia do Folclore – Lendas (desenhos pra colorir)


O Dia do Folclore Nacional foi criado no dia 22 de agosto de 1965 pelo Congresso Nacional
De acordo com a UNESCO para um fato ser folclórico, deve conter as seguintes características: tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade e aceitação coletiva,
  • Tradicionalidade, a partir de sua transmissão geracional, entendida como uma continuidade, onde os fatos novos se inserem sem ruptura com o passado, e se constroem sobre esse passado.
  • Dinamicidade, ou seja, sua feição mutável, ainda que baseada na tradição.
  • Funcionalidade, existindo uma razão para o fato acontecer e não constituindo um dado isolado, e sim inserido em um contexto dinâmico e vivo.
  • Aceitação coletiva: deve ser uma prática generalizada, implicando uma identificação coletiva com o fato, mesmo que ele derive das elites. Esse critério não leva em conta o anonimato que muitas vezes caracteriza o fato folclórico e tem sido considerado um indicador de autenticidade, pois mesmo se houver autor, desde que o fato seja absorvido pela cultura popular, ainda deve ser considerado folclórico. Um exemplo disso é a literatura de cordel brasileira, geralmente com autoria definida, mas tida como elemento genuíno da cultura popular.
Endereços de Lendas













Nenhum comentário: