quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ADEUS A BALTAZAR SANTANA MARQUES



Hoje centenas de urucaraense foram a Igreja Nossa Senhora Sant’Ana despedir-se de Baltazar Santana Marques que foi enterrado logo após às homenagens,12h. Baltazar faleceu em Manaus no Hospital 28 de Agosto, depois de passar por uma delicada cirurgia, com falência múltipla dos órgãos no dia 16/08/2011.

Baltazar era conhecido por muitos urucaraenses como Batoca, ficou órfão de pai aos 08 anos tendo que junto com os irmãos fazer trabalhos pesados na lavoura, como cortar juta, para ajudar sua mãe na manutenção das despesas de casa. Porém isso só serviu para ele dignificar o trabalho e a família, tornou-se um rapaz alegre com espírito de liderança, característica herdada de sua mãe, Maria Santana Marque (--). Casou-se com Graça Libório, que tinha ficada órfã de mãe há pouco tempo, ajudando-a a criar suas irmãs mais novas que em pouco tempo nutriram por ele o respeito de um pai. Baltazar sempre gostou de futebol, assim ajudou a fundar a União Esportiva Católica de Urucará-UECU, no final da década de 70, quem teve a oportunidade de ver aquele time jogar sabe muito bem do que eu estou falando, era um time respeitado na cidade e nos municípios vizinhos.

Urucará não tinha ensino médio, com chegada do projeto AJURI foi dada a oportunidade para jovens talentosos e senhoras que já eram professoras na cidade, mas não tinham formação a continuar seus estudos. Foi nesse projeto que Baltazar, assim como a Graça, concluiu o ensino médio e os dois tornaram-se professores, eu tive a oportunidade de estudar com eles.

Por ser uma pessoa carismática e de bom discurso, mesmo falando pausadamente, Batoca tornou-se vereador, isso era motivo de grande orgulho para a família principalmente para sua mãe. Ainda nesse período incentivou um campeonato de travessia do rio que antes parecia improvável, porém a prova deu tão certo que até hoje essa disputa faz parte da comemoração do aniversário da cidade. Seu prestígio era tanto junto ao povo que foi indicado a candidato a prefeito de Urucará, mas infelizmente, na maioria das vezes, para vencer a eleição na cidade o carisma, a honestidade e a vontade de trabalhar não são pré-requisitos para um candidato e sim o dinheiro e a corrupção. Baltazar não tinha nenhuma das duas últimas características, perdeu a eleição.

Baltazar foi funcionário do BEA e depois do Bradesco, dificilmente ao longo dos seus 30 anos de carreira, aparecerá alguém dizendo que foi destratado pelo Batoca, muito pelo contrário ele fazia tudo o que tivesse a seu alcance para ajudar amigos e clientes, aposentou-se a pouco mais de dois anos.

Nos últimos anos seu espírito inquieto o fez juntar-se com amigos da juventude que estavam coordenando o Baile Anual de Urucará para Casais com mais de 40 Anos, uma vez que a cidade não estava preparada para promover diversão a esse público. Esse baile já acontece na cidade há 05 anos e o Batoca fazia parte da comissão organizadora.

Foram todas essas pessoas que conviveram com ele que pararam seus afazeres para despedirem-se pessoalmente do Batoca, uma despedida carrega de muitas emoções, homenagens e músicas querida por ele. Quando alguém pergunta o que a gente leva dessa vida? Eu não sei responder, contudo se a pergunta fosse o que você deixa para esta vida? A resposta seria o carisma e o respeito ao próximo, e isso o Batoca soube fazer. A vida é breve, mas nossas ações são longas. Minhas eternas saudades.

Nenhum comentário: