sexta-feira, 1 de abril de 2011

Professor trabalha fora de sala e precisa de formação

Quando li essa matéria hoje, fiquei muito feliz, pois quando colocava o assunto em pauta nos fóruns locais de educação ele era desqualificado como uma proposta insana e impossível. Sempre defendi que, se para a graduação o professor tinha dedicação exclusiva, com tempo no contra turno pra planejar, estudar, corrigir trabalhos e interagir com a comunidade, porque não para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental que atende a pequenos que estão em processo de formação e desenvolvimento de todas as suas competências. Aliás, são nessas séries que a criança aprende a ler as mais variadas linguagens impressas. É bom saber que não estou só. Espero que os demais companheiros absorvam a ideia e que coloquem em pauta o assunto em todos os fórum de educação . Vale lembrar que na Secretaria Municipal de Educação do Amazonas, o professor tem apenas um planejamento mensal, retrocedendo, pois antes era quinzenal e nas escolas que tem o professor de Educação Física, uma hora semanal. Um verdadeiro absurdo, o tão  importante Horário de Trabalho Pedagógico –HTP semanal, proposto na LDBN 9394/96, até hoje só existe no papel. Enquanto o governo federal procura almentar de 25% para 75% aqui somente 5% e em algumas escolas.

01/04/2011 - 16h10
 http://www.plenarinho.gov.br/noticias/agencia_plenarinho/

Dona JosefaMuitas vezes a gente esquece, mas os professores não trabalham somente em sala de aula. Eles têm que planejar o conteúdo, corrigir provas e, além disso, estudar! Hoje, os professores podem usar 25% do tempo de trabalho para essas atividades, o que tem se mostrado insuficiente.
       Só para você ter uma ideia, aqueles que dão aula para ensino superior têm 75% do tempo livre para atuar fora da sala. Pensando nisso, o Senado Federal aprovou o projeto de lei da ex-senadora Fátima Cleide que reserva metade da jornada de trabalho do professor de educação básica para atividades extraclasses. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.
Fonte: TV Câmara

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura Plenarinho - Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: