sábado, 9 de abril de 2011

ANÍSIO MELLO

 Ao ler esta matéria surgiu um sentimento de felicidade e saudade, muuuuuuuuuuiiiiita saudade. Ao amigo Anísio a certeza de que está olhando por este grande estado com todas as suas nuancias e sentimentos. Nunca vou esquecer a imagem de vê-lo pintando num muro na Japura c/ a Leonardo Malcher, com seu indefectível chapéu, sua impressão amazônida, às 11h da manhã.

08 de Abril de 2011 - 23:55

Anísio Mello é homenageado com programação de atividades na Espaço Cultural Valer

 

MANAUS – A confraria do Chá do Armando, entidade lítero-musical organizou a programação das primeiras manifestações para lembrar o falecimento do artista Anísio Mello. A abertura das atividades acontece no sábado, 9 de abril, a partir da 9h, no Espaço Cultural Valer (altos da Livraria Valer) situado na Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro).
Será realizado um café da manhã com a mesa-redonda entre os amigos, admiradores e ex-alunos para “reencontrar” o homenageado. Na segunda-feira 11, data do primeiro ano de morte de Anísio, haverá às 19h, também no Espaço Cultural Valer, o lançamento póstumo da obra – Convite à Poesia. A publicação deste livro é uma iniciativa dos amigos da confraria do Chá do Armando, e será distribuído entre os presentes.
A segunda parte da programação tem início no início de junho, com a abertura da exposição com obras de Anísio na Galeria Moacir Andrade, do SESC-Centro. No período da exposição, por todo mês de junho, haverá outras manifestações, como o sarau a ser realizado pelos jovens do Clube Literário do Amazonas (Clam).
Sobre o homenageado
Anísio Thaumaturgo Soriano de Mello nasceu em Itacoatiara, no Amazonas, no dia 21 de junho de 1927 e faleceu em Manaus, no dia 11 de abril de 2010. O artista possui várias composições musicais e livros que versam sobre assuntos diversos: poesia, crítica literária, ensaios, folclore e linguística. Além dos livros publicados possui farta bagagem literária inédita.
Principais obras poéticas: Lira nascente (Manaus, 1950), Minhas vitórias-régias (Manaus, 1952), Estrelas do meu caminho (São Paulo, 1962), Festa geral (São Paulo, 1977), Vibrações (São Paulo, 1981), Sexagésima stella (Manaus, 1992). Foi membro da União Brasileira de Escritores – UBE (SP / AM / DF); da Sociedade Geográfica Brasileira (SP); da Academia Brasileira dos Novos (SP); Patrono da Casa de Cásper Líbero (SP); do Museu de Arte de São Paulo (MASP); da Academia Amazonense de Letras e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas. Em 1989 recebeu o Prêmio Governo do Estado, especial, pelo conjunto de suas obras. Finalmente, por aclamação, a Academia Amazonense de Letras o proclamou merecedor da Cadeira azul nº 3, do patrono Gonçalves Dias, a ela se dedicou desde agosto de 2003. Anísio Mello morreu em 11 de abril de 2010.
Informacoes
anisiomello Amazonas - Agenda

Anísio Mello é homenageado com programação de atividades na Espaço Cultural Valer

Onde: Espaço Cultural Valer (altos da Livraria Valer) situado na Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro)

Quando: De 9 e 11 de abril

Horário: 9h e a9h

Preços: Gratuito

Mais informações: (92) 3635-1324

http://www.portalamazonia.com.br/

0

Nenhum comentário: