segunda-feira, 19 de julho de 2010

Caso Bruno


Num momento Bruno é ídolo da maior torcida de futebol do Brasil, num outro, protagoniza uma história de horror e desumanidade: seqüestro seguido de morte, de sua namorada Eliza Samudio.

Esse crime hediondo nos estarrece, e leva as seguintes perguntas: Como um jovem com carreira sólida, rico e famoso fez isso? Como uma moça, em pleno século XXI, se submete a essas humilhações e sofrimento?

Vários profissionais procuram responder e esclarecer os possíveis motivos que levaram a vida desses jovens a esse desfecho.

Mas sem duvida que a desestrutura familiar aliada a omissão do Estado tem uma grande parcela de responsabilidade. Pois a Constituição, a LDBN e o ECA deixam claro quem são os responsáveis pelas nossas criancinhas, que sem nenhum cuidado poderá transformar-se em um monstro no futuro ou ainda num ser rastejante.

É dever da família e do Estado cuidar e educar a criançada. Enquanto a escola pública servir apenas pra enriquecer discurso de campanha, nossas crianças continuarão vítimas da exclusão social. A péssima remuneração dos profissionais da educação, a falta de tempo pra planejar e fazer formação continuada, a não contratação de multiprofissionais pra atender problemas psicológicos de docentes e discentes e o horário reduzido dos alunos nas escolas levarão a construção de uma sociedade egoísta, acima do bem e do mal, monstruosa.

Um comentário:

Anônimo disse...

E bom refletirmos sobre as notícias que estão sendo noticiadas na mídia...ainda que não sejam boas ou de interesse de todos...esse caso nos deixa preocupados com o futuro dos nossos filhos, sobrinhos, irmãos e amigos, pois não conhecemos as pessoas que estão ao nosso lado...quem poderá reconhecer uma pessoa fria, calculista, homicída no nosso meio social??? Como nos defender desse perigo?? Precisamos discutir, ler e enterder todas as nuances desse caso e outros que estão em destaque no presente momento.