sábado, 5 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


No Dia Mundial do Meio Ambiente não poderia deixar de lembrar da forma egoista que homem vem construindo o mundo. Foi assim com a floresta da Mesopotamia, um dos maiores impérios da antiguidade, foi construída em detrimento de uma densa floresta entre Tigres e Eufrates. Muitos anos se passaram e os erros continuam repetindo-se. Não poderia deixar de destacar o vazamento de petróleo no Golfo do México. Como uma tecnologia de prospecção em águas marinhas profunda foi desenvolvida, entretanto tecnologia para conter possíveis vazamento não. Sendo assim há um mês o fluxo do poço não foi contido, esse problema ambiental coloca em risco o ecossistema marinho.

Mikael Freitas, da Campanha de Oceanos do Greenpeace no Brasil, lista algumas preocupações: “O atum azul do Atlântico Norte, em risco eminente de extinção e outras espécies de tubarão também ameaçadas desovam no Golfo do México entre abril e junho. Tartarugas marinhas migram para as águas mais quentes ao sul do Mississipi nesta época do ano. As populações de baleias e golfinhos próximas à área do vazamento sofrem riscos ainda mais diretos, visto que precisam ir até a superfície para respirar, correndo sérios riscos de ingestão do óleo durante sua respiração”( http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Chorando-sobre-oleo-derramado/)

Esse prejuízo é incalculável para a natureza e pessoas que moram no litoral da região, um desastre ambiental para o planeta que ainda não pode ser mensurável. Portanto, formadores de opinião vamos nos unir em prol do desenvolvimento sustentável e da formação do homem consciente de que sua ação está diretamente relacionada ao meio ambiente. Lutemos pela melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

Nenhum comentário: