Ao ler a revista Páginas Abertas encontrei um artigo intitulado Folclore e identidade de Marco Aurélio, neste texto ele faz uma abordagem bem sucinta e fundamenta sobre folclore: “a palavra folclore (em inglês folk-lore) foi empregada pela primeira vez em 22 de agosto de 1946. O arqueólogo inglês Willians Johns Thoms, em artigo endereçado a revista The Atheneum e assinado sob o pseudônimo de Ambrose Merton, foi o primeiro em utilizá-la. O termo abranger o que Thoms entendia por “antiguidades populares”: contos, lendas, provérbios, mitos, romances, crenças, superstições,etc. Naquele artigo, já se notava a preocupação com o desaparecimento das tradições populares face a modernização de costumes.”
Este artigo vem de acordo com a preocupação dos professores em, através da escola publica, valorizar e fortalecer a identidade do Brasil a partir da miscigenação de culturas que originaram o Folclore Brasileiro..
Com esse sentimento a escola Firme na Fé realizou sua IV Mostra Folclórica. Crianças de 04 a 14 anos foram os principais protagonistas do evento, que contou com a participação de aproximadamente 2 mil comunitários dos bairros das Alvoradas I, II e III. Dentre as apresentações estavam;
- A Lenda Ayakamaé ( 2º Período – Profª Ana, Maranilza e Mariângela)
- Dança Folclórica de Roda ( 1º Ano – Profª. Nazaré)
- Dança Hula-Hula ( 1º Ano e 2º Ano – Profª. Cecília e Jeane)
- Carimbó ( 2º Ano – Profª. Cleide e Rouselly)
- Dança do Café ( 1º Ano – Profª. patrícia e Marilene)
- Ciranda (2º Ano - Profª. Cleide e Rouselly)
- O Auto – do - Boi ( 3º Ano e 4º Ano - Profª. Kádia e Pauxi)
- Quadrilha (3º Ano e 4º Ano – Prof. Salomão e Profª. Flora)
- Dança Country (4º Ano e 5º ano – Profª. Áurea e France)
- Dança Cigana ( 5º ano – Profª . Ângela e Pauxi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário