quinta-feira, 15 de abril de 2010

ENCONTRO POÉTICO COM ELSON FARIAS

O Distrito Educacional Oeste organizou um encontro entre professores do Ensino Fundamental e o Poeta Presidente da Academia Amazonense de Letras Elson Farias, sob a Coordenação do Núcleo Pedagógico e responsabilidade da Professora Neice Pereira.

Durante quatro dias o poeta, que surpreendeu pela forma didática com que tratou o tema, abordou os seguintes conteúdos: a origem da poesia, a poesia na infância de todos os povos, o encontro de etnias e a formação do povo brasileiro, as primeiras manifestações da poesia na língua portuguesa, a função da poesia, técnicas da linguagem poética, poesia na infância, o jogo de palavras, a prática da poesia no ensino fundamental e outros.

Dentro desses conteúdos esclareceu alguns estereótipos da poesia, entre eles a rima e a métrica, segundo ele mais do que isso a poesia deve falar ao coração, ou ainda que a poesia não necessita de sentido e sim de sentimento e emoção. Esclareceu o mito das musas poéticas da seguinte forma “a musa do poeta é ele mesmo, nasce a partir do seu próprio conflito, há um estereótipo por parte das pessoas ao acharem que um poeta precisa de uma mulher para se inspirar ou vice-versa...” Então tá né!! Poeta é chic, quem disse que um pouco de narcisismo não faz bem.

Brincadeiras a parte, destaco alguns pontos fundamentais do encontro, entre eles o fato do poeta incentivar os participantes a construírem uma poesia e socializarem, mesmo que de improviso, sem talento e técnica, mas dado o devido valor, que em seguida foi analisada e classificada por ele. Os outros dois são sua explicação sobre a importância da poesia no Ensino Fundamental e a importância desse segmento da educação na formação do homem, de acordo com o poeta, “a poesia não visa formar poetas, pois o belo da vida é a diversidade de talentos, entretanto queremos melhorar a forma da linguagem, linguagem que expresse sua personalidade e sirva para sua formação profissional” e ao explicar porque estava voluntariamente participando do encontro falou que “umas das razões por estar aqui dando uma colaboração espontânea é porque acredito no Ensino Fundamental. Este é o fundamento da formação do cidadão...” legal não? Salve! Salve Grande Poeta Elson Farias.

Neste encontro emocionante me surpreendi com poemas muito bons de colegas, mas acima de tudo com o depoimento de uma professora que leciona há mais de 30 anos e declarou que é a primeira vez, dentro de sua profissão, que tem contato com um poeta. Neste caso, penso que há algo de errado nas políticas públicas de educação, principalmente no que tange a valorização profissional do professor, isso deveria ser prática: professores e poetas, petas e professores.

No mais, valeu a iniciativa,

estou ansiosa para o segundo encontro, espero que essa semente dê muitos frutos e o Concurs

o Copa da Linguagem revelem fantásticos poetinhas no Ensino Fundamental, mas que acima de tudo contribua com o letramento das crianças e que outros poetas, sigam o exemplo de Élso

n Farias e possam participar mais ativamente do fortalecimento da escola pública com o que eles tem de melhor: a poesia.

Fotos de Macilene Lima


sábado, 3 de abril de 2010

VIDA, CORES E COMEMORAÇÃO


A vida como, Hersman Hesse, fala é semelhante a um tela em branco, entretanto, a grande diferença é que na vida não temos como rabiscar e apagar, o que pintamos fica eternamente.
Algumas pessoas sabem pintar seu quadro de forma maravilhosa. E as cores??? Ah, as cores vão sendo conquistadas e pincelando no nosso dia-a-dia. Por exemplo você é vermelho ao azul? Entendeu?!!! Se não entedeu, vou explicar, no Amazonas, normalmente as pessoas são Garantido – vermelho ou Caprichoso- azul.

Foi assim que Mary Cunha pintou sua vida, com um esposo querido e companheiro - Ilton Cunha, tem duas filhas, Élida e Evelin, que consolidaram sua felicidade. Mas as cores? As cores!!!!! É claro que ela tem cor, afinal é horrível ser cinza. Então, Mary é azul, mas azul de todos os tons, seu guarda roupa não tem trégua para o vermelho, nem na festa do Divino Espírito Santo de Urucará.E aí, fazer o que, aceitar as diversidades dos amigos...

Com este sentimentos que amigos começaram à homegeá-la, ainda no dia 31 de março, Caprichosos históricos, fizeram uma surpresa para ela, entre eles, Mauro Mendes, Mailzon Mendes, Alex Pontes e esposa, Ianaíra, estiveram em sua casa, acompanhados de toadas do Caprichoso 2010.

No dia do aniversário, 01 de abril, outros amigos participaram da comemoração dos seus 50 anos. O ápice não poderia deixar de ser outro, eu e minha família, resolvemos fazer uma surpresa, mandamos confeccionar um boi Caprichoso, em Parintins, é claro, e entregamos na hora das velas, aplausos e parabéns pra você!!! Pensa, foi uma surpresa pra aniversariante, sem precedente, e para os convidados que, juntos com ela, emocionaram-se. Inclusive eu, que não consegui reter as lágrimas. Foi fantástico!!!!!!!!!!!!
É isso aí Mary, você é uma das contrárias mais queridas. Que Deus abençôe você e sua família. Aliás, quando ouço “ninguém gosta mais desse boi do que eu”, acho simplismente a tua cara.