quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Alunos e o Teatro Amazonas

Teatro Amazonas e Alunos da EM Firme na Fé
No sábado passado levei 30 crianças ao Teatro Amazonas, resultado de um trabalho de sala de aula intitulado Manaus Minha Cidade. Depois de vídeo, pesquisa na biblioteca e internet  conhecemos um pouco de Manaus. Depois de conversar com a Diretora Evanise Lobo e   com o seu Mário Jorge Marinho, auxiliar de secretaria da escola Firme na Fé e parceiro da escola. Marcamos a visita e agendamos o ônibus. As crianças ficaram eufóricas, pois sem exceção,  nenhuma delas conheciam o Teatro. O prazer de ver seus olhos  brilhando quando adentraram ao Teatro foi fantástico, talvez essas crianças jamais esquecerão esse dia. Segundo o depoimento de alguns pais, eles chegaram em casa dizendo que era “lindo, lindo, lindo”.
Maquete do TA, montado com a LEGO

Além do Teatro, todo o percurso  foi de conhecimento da cidade pelos pequeninos manauras. O resultado dessa visita foi posto no relatório individual de cada um deles com os sentimentos inerentes as suas realidades.

Chegada ao TA
Os alunos à caminho do TA
A estrutura do Teatro pra receber as crianças é impecável, fomos recebidos pela guia Tatiane, que faz esse trabalho há um ano. De acordo com as informações  de Tatiane, eles fazem uma formação intensiva de uma semana pra conhecer a história e durante todo o trabalho. Independente da quantidade de pessoas que chegam pra conhecer o espaço há um guia disponível. Diariamente, com exceção de domingo, escolas visitam o TA. No sábado há o projeto Livro Vivo, onde os principais personagens da história do TA ganham vida e contam sua participação na construção desse sonho cultural tropical no meio da floresta Amazônica. Neste dia especificamente não houve, mas a arquitetura, as pinturas,  as estátuas, bustos, máscaras, o engradado, luminárias, móveis, vasos, piso, mármore, exposição permanente e outros detalhes foi o suficiente para satisfazer o sonho daquelas crianças. As escolas e professores que estiverem interessados em levar seus alunos é só ligar para o TA e agendar, há um setor pedagógico que trata especificamente desse segmento de visitantes, eles atendem solicitações de terça a sábado. Sempre que posso levo meus alunos até lá, espero que vocês façam o mesmo também.












Guia Tateane orientando as crianças











2 comentários:

Unknown disse...

Oi, profª, mto obrigada, por realizar um dos sonhos do meu filho...
Parabéns!!!

Kádia Eneida disse...

Fico feliz em aproximar as crianças que ficam sob minha responsabilidade das artes, aliás é minha função.Mas fico muito grata quando há reconhecimento da mãe da criança, gostaria que esse elo fosse com todas as famílias. Um grande beijo, e gostaria de lhe convidar pra ajudar a escola a fazer um trabalho diferenciado com nossas crianças na escola.