sexta-feira, 10 de julho de 2009

A CIGARRA E A FORMIGA E GESTORES CULTURAIS DO AMAZONAS


Com o tema Amazônia Ciência e Cultura, será realizada a 61ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Campus da Ufam, no período de 12 a 17 de julho/2009.

Desde janeiro a Associação dos Pesquisadores do INPA – ASPI através do Movimento Cultural Uakti( 20 anos de existência) mobilizava-se no sentido de organizar com a Instituição um movimento cultural que representasse toda a Amazônia com a participação de artistas de todos os estados do Norte: Sebatião Tapajos e Nilson Chaves – Pará; Eliakin Rufino- Roraima; Sergio Souto-Acre entre outros nomes já confirmados e com passagem paga pela SBPC. Outros convites não foram feitos, pois para surpresa de todos a Cultura do tema, foi “suspensa”.

Entre a proposta do Movimento estavam grupos de artes cênicas, danças folclóricas, boi bumbá, apresentação de musicas 27 composições regionais com o tema água, a Banda da Bica, exposição de artistas plásticos, recitação, artesanato, etc... Entretanto o projeto não foi concretizado, pois o Governo do estado, através da Secretaria de Cultura inviabilizou a apresentação cultural. Declarou que os artistas poderiam apresentar-se no evento sem cachê vendendo apenas seu CDs.

Onde fica a valorização do profissional da cultura? Fica a pergunta será que a Fábula da Cigarra e da Formiga, lida na infância e interpretada de forma torpe, é que permeia o consciente desses profissionais que dirigem a Cultura local?

A partir deste fato o Movimento Cultural Uakti, em conjunto com demais profissionais da cultura, incluindo os que já estavam com os nomes confirmados pela SBPC realizam hoje a parti das 18h, na sede da ASSINPA, o lançamento do Fórum Permanente de Debate da Cultura da Amazônia( R. da Lua-Morada do Sol/ Aleixo).

Detalhes desse triste acontecimento poderão ser lidos no Blog do Rogélio Casado e do Simão Pessoa, pois o presidente da ASPI Willian Nazaré, através de carta aberta esclarece os fatos a população.

Nenhum comentário: