sábado, 20 de junho de 2009

CHEIA E MANAUS

Ao visitar o http://www.blogdafloresta.com/ fiquei surpresa com a cheia no centro de Manaus e resolvi republicar aqui a notícia do Blog e as fotos. Assim como o companheiro Orlando Farias fiquei impressionada . Espero que as políticas públicas do Estado e Prefeitura estejam preparadas para amparar comerciantes e moradores do centro histórico de Manaus e demais vítimas da cidade.

Esse fenômeno, talvez, tenha sido presenciado, no passado, pelos pais, dos que ali se encontram. Entretanto, ao longo de 50 anos, quando se deu a maior enchente, a cidade não se preparou para o perigo iminente, já que estamos a margem da maior bacia hidrográfica do Planeta.
Qando vi as fotos lembrei-me dos comerciantes atacadista e varejista da área atingido pela cheia, e fico imaginando que se para nós, que não fomos atingidos diretamente pela cheia acompanhar a previsão do tempo para a região é essencial, para eles e demais atingidos pela enchente é vital. Hoje Manaus está ensolarada seria o início do fim do drama???

Foto: Mário Dantas

Porto prevê o fim da cheia para segunda

Cidades
20-Jun-2009

A cheia de 2009 jamais será esquecida porque é a segunda maior de todos os tempos. Mas talvez não chegue a se tornar a mãe de todas as cheias pelos indícios emitidos pelo clima: as chuvas estão parando e as águas pararam de subir quatro centímetros caindo para apenas dois centímetros por dia. "Eu acredito que as águas do rio devem parar na segunda-feira", diz Valderino, que falou com exclusivamente para o BLOGdaFLORESTA.
Faltam sete centímetros para a maior cheia
Cidades
20-Jun-2009

A enchente de 2009 atingiu hoje 29 metros e 62 centímetros, estabelecendo uma nova segunda marca na história das cheia no Amazonas. A anterior, a de 1976, foi superada em 1 centímetro. Agora faltam apenas sete centímetros para a cheia de 2009 atingir a maior de todas, a ocorrida em 1953. Mas os sinais emitidos nas últimas 24 horas podem indicar que o rio, depois de estabelecer uma nova segunda maior marca, está efetivamente parando.

Foto: Orlando Farias

Um comentário:

Professor Adriano Martins disse...

Oi Kádia, muito bom o Blog. Parabéns.

acho que vc vai gostar deste link, eu utilizo para baixar livros e revistas, tem muito material sobre o tema educação.

http://livrodegraca.blogspot.com/

Abraços