terça-feira, 12 de maio de 2009

I Conferência Regional de Educação Indígena


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96 tem um capitulo específica a educação indígena. Entretanto, doze anos se passaram e pouco foi feito para a efetivação das mesmas. O Amazonas que detém aproximadamente 27,5% da população indígena do Brasil vem trabalhando, timidamente, com algumas escolas indígenas. Mas faltam cursos de formação para professores, infra-estruturas nas escolas, material didático específico, etc. Pouco se discute sobre esse segmento da educação. Como se as populações indígenas não fosse nossa realidade.
Com a Conferência Nacional de Educação Indígena, prevista para setembro, há a necessidade de organização das Conferências Regionais, das plenárias serão retiradas as propostas educacionais específicas que farão parte da Conferencia Nacional.
Manaus prepara-se para participar dessa I Conferência Nacional, entretanto essa organização não está sendo feita por uma instituição pública, isso é surpreendente, ao tempo que preocupante. Não podemos deixar de fazer nosso dever de casa, assumir nossos compromissos. Não posso acreditar que nossas instituições públicas educacionais, não tenham estrutura técnica e/ou de infra-estrutura para a realização de um a conferência regional, mesmo porque sabemos que há a contrapartida da instituição proponente, mas os valores são bem inferiores aos do Ministério. Ficam as perguntas no ar: o que aconteceu? Ou o que esta acontecendo com nossos gestores públicos educacionais???

Nenhum comentário: