quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Agenda Cultural de 23 a 26/12/2010

- Espaço Cultural Quintal - será antecipado para quinta feira dia 23.12, quando comemoraremos o nosso Natal regado a muitos clássicos do Samba, você é o nosso convidado. Mais informações: (92) 99746532, 3634-2506. Sempre das 18h às 23h. Endereço: Av. Edmundo Soares Q/F C/167 Conj. Rio Maracanã (Flores). Júnior Rodrigues e grupo Quintal. A cada edição eles sempre recebem um convidado diferente. A formação é Júnior Rodrigues (voz e cavaquinho), Cláudio Nunes (violão de 6 e 7), Ticvan (pandeiro, cuíca e tamborim), Robson (flauta) e Joabe (tantã).

Além de grandes mestres como Cartola e Paulinho da Viola, os componentes entoam canções de compositores da região, como o próprio Júnior Rodrigues, Chico da Silva, Paulo Onça, Gilson Nogueira, Rosivaldo Cordeiro e Grupo Jacobiando.





- Luau da Toada – Agora só em janeiro/2011.


- Espaço Cultural Fino Da Bossa – Cordão do Marambaia - Natal Dos Artistas – Com Nicolas Jr. Célio Cruz, Lucinha Cabral, Cleber Cruz e Tucumanos, neste domingo, 26/12, 18h00 (Rua São Judas Tadeu, 3, Cidade Nova). Couvert – 10 por pessoa.

Sobre o Cordão do Marambaia - é um projeto voltado para a valorização e resistência da cultura regional brasileira. No estado do Amazonas, principalmente na capital, Manaus, onde temos bastante presença de pessoas vindas de outras regiões do país, trazendo consigo um pouco das manifestações da cultura de sua terra como: a culinária, a dança, a poesia e a música tradicional. Temos aí um cordão cultural que precisa ser visto pela sociedade. Com isso, o Cordão do Marambaia visiona a possibilidade de uma integração através dessas manifestações. A música, a poesia, a dança, o teatro e as artes plásticas ornamentam este cordão, mostrando um Brasil mais alegre, e mais brasileiro.

William N G Gama
Coordenador do Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia
Associação dos Pesquisadores do INPA
(92) 3632-0512, 3249-8062, 9134-9786

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Exposição PCE 2010

Amanhã dia 21/12/2010 será a exposição dos  35 Projetos do Programa Ciências nas Escolas da SEMED , desenvolvido em 27 escolas municipais, em  parceria FAPEAM/SECT/SEDUC na Gerência de Tecnologia Educacional, localizado na Rua Maceió, próximo à SEMED, Parque Dez.

PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA – PCE 2010/2011

 Saiu o edital do Programa Ciência na Escola

 EDITAL 012/2010
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA – FAPEAM, com interveniência da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT, a SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO – SEDUC e a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS, tornam público o lançamento desta chamada pública e convidam professores de escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus, a participarem do PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA – PCE.

 REQUISITOS DO PROPONENTE/PROFESSOR
3.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado e, quando estrangeiro, possuir visto permanente;
3.2 Ter, como mínimo, título de graduação;
3.3 Ter uma carga horária mínima de 20 horas em escola estadual sediada no Estado do Amazonas ou Municipal de Manaus;
3.4 Estar ministrando aulas no ensino fundamental, a partir do sexto ano, no ensino médio ou de jovens e adultos, no período
de vigência do projeto;
3.5 Estar cadastrado no Banco de Pesquisadores da FAPEAM;
3.6 Apresentar uma única proposta neste Edital;
3.7 Apresentar proposta de pesquisa, nos termos deste Edital, a ser desenvolvida em escola pública estadual no Amazonas ou municipal de Manaus;
3.8 Estar adimplente com a FAPEAM.

 CALENDÁRIO  ATIVIDADE                           DATA
Lançamento do Edital                                         1º de dezembro de 2010
Apresentação das Propostas                               Até 25 de fevereiro de 2011
Divulgação dos Resultados                                  A partir de abril de 2011
Início do Projeto                                                 A partir de junho de 2011

Mais detalhes no site www.fapeam.am.gov.br
 

Tecnologia Lego e Educação


Alunos da Escola Municipal Firme na Fé - Am foram convidados a participar da exposição do Programa Ciências na Escola –PEC 2010. Em visita à escola Stela Hubner-GTE/SEMED, viu o trabalho desenvolvido pela Profª Jeane Nóbrega com os Projetos Lego e convidou-os a participarem da exposição.
Profª Jeane Nóbrega

 Esse trabalho foi desenvolvido ao longo dos quatro bimestres letivos. Os alunos surpreenderam pela desenvoltura ao explicar suas engenhocas, que peças Lego foram  utilizadas e como são utilizadas no nosso cotidiano. Cada uma das peças é resultado de um projeto pedagógico nos diferentes segmentos dos conteúdos programático e temas transversais como meio ambiente.

Stela Hubner e Profª Jeane Nóbrega
Os alunos do Firme na Fé e suas peças
De acordo com a professora as revistas com os projetos Lego foram fundamentais, mas depois as crianças criaram autonomias e começaram a incrementá-los ou criar outros.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Agenda Cultural Manaus

Hoje, sexta - 17/12/2010

- Paulinho Kokay no Bar Botequim (Rua Barroso, 279 – Centro - 3232-1030) – 22h30 – Couvert 8,00 por cabeça.

– “Serginho Queiroz canta Noel Rosa”,  - Tributo a Noel Rosa (100 anos) 22h00, no Teatro Bar, Estação Cultural. Couvert 8 por cabeça.

- Nicolas Jr. e Roberto Lima (do Grupo Imbaúba) no Ton Biz Bar (Estrada do Turismo) – 22h00, Couvert, 10 por cabeça,.

 Nete Lima e Jane Bastos –  Interpreta Roberto Carlos Fino da Bossa (Rua São Judas Tadeu, 3, Cidade Nova), Couvert – 10 por cabeça.

- Márcia Siqueira na volta do Luau da Toada em Novo Endereço: Clube da Policia Federal V8 (em frente ao Tribunal de Contas) – Hoje a partir das 22h00 tem Márcia Siqueira cantando toadas encarnadas; Leonardo Castelo com um repertório misto com toadas dos dois bois e um super show com 12 dançarinos; Banda Batucada acompanhando todos os artistas; Dueto Amazônico interpretando musicas azuladas e a participação especial de Luanita Rangel com Júnior Pontes. Informações e reservas: (92)8812-2475 / 9219-6830.


- Arnaldo GarcezAbertura da Exposição na Galeria Art Visual (Rua Maceió, 516, esquina com Rua Pará) - 19h00.

Sábado, dia 18/12/2010

- Grupo Mineiro BMG ao Luar, 17h30 no SESC (Henrique Martins, Centro)

- Afonso Rodrigues no Bar Botequim (Rua Barroso, 279 – Centro - 3232-1030) – 22h30 - Couvert 8,00 por cabeça

- Sonho de Natal - O espetáculo já é apresentado há 8 anos e reúne diversas artes tais como: Teatro, Pantomima, Dança, Percussão, Fantoches e Música (Coral, Percussão Jovens na  Lata, Danças em luz negra,  companhia FANTO-X). O tema deste ano é “O circo da vida”. Auditório da Nova Igreja Batista (Av. Torquato Tapajós, próximo ao viaduto da Cidade Nova, 3236-6218, 9215-0597). Até o dia 26, sempre às 19:30h. Aos sábados e domingos haverá uma sessão extra às 16:30H.


Domingo, 19/12/2010

- Cordão do Marambaia no Fino da Bossa com convidados especiais: Lucinha Cabral e Cabocrioulo. começa as 18h (Rua São Judas Tadeu, 3, Cidade Nova), Couvert – 10 por cabeça.

Atenção: O Projeto Cultural Uakti deseja divulgar os shows dos artistas amazonenses no seu blog (www.projetoculturaluakti.blogspot.com) . Para tanto nos mande um e-mail, de preferência com as seguintes informações:
- Título do Espetáculo, exposição, cartaz, etc.
- Nome, sinopse e fotos dos Artistas participantes
- Endereço, horário, valor do couvert, telefone para contato


--
William N G Gama
Coordenador do Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia
Associação dos Pesquisadores do INPA
william@inpa.gov.br
williamnazare.gama@gmail.com
(92) 3632-0512, 3249-8062, 9134-9786

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Alunos e o Teatro Amazonas

Teatro Amazonas e Alunos da EM Firme na Fé
No sábado passado levei 30 crianças ao Teatro Amazonas, resultado de um trabalho de sala de aula intitulado Manaus Minha Cidade. Depois de vídeo, pesquisa na biblioteca e internet  conhecemos um pouco de Manaus. Depois de conversar com a Diretora Evanise Lobo e   com o seu Mário Jorge Marinho, auxiliar de secretaria da escola Firme na Fé e parceiro da escola. Marcamos a visita e agendamos o ônibus. As crianças ficaram eufóricas, pois sem exceção,  nenhuma delas conheciam o Teatro. O prazer de ver seus olhos  brilhando quando adentraram ao Teatro foi fantástico, talvez essas crianças jamais esquecerão esse dia. Segundo o depoimento de alguns pais, eles chegaram em casa dizendo que era “lindo, lindo, lindo”.
Maquete do TA, montado com a LEGO

Além do Teatro, todo o percurso  foi de conhecimento da cidade pelos pequeninos manauras. O resultado dessa visita foi posto no relatório individual de cada um deles com os sentimentos inerentes as suas realidades.

Chegada ao TA
Os alunos à caminho do TA
A estrutura do Teatro pra receber as crianças é impecável, fomos recebidos pela guia Tatiane, que faz esse trabalho há um ano. De acordo com as informações  de Tatiane, eles fazem uma formação intensiva de uma semana pra conhecer a história e durante todo o trabalho. Independente da quantidade de pessoas que chegam pra conhecer o espaço há um guia disponível. Diariamente, com exceção de domingo, escolas visitam o TA. No sábado há o projeto Livro Vivo, onde os principais personagens da história do TA ganham vida e contam sua participação na construção desse sonho cultural tropical no meio da floresta Amazônica. Neste dia especificamente não houve, mas a arquitetura, as pinturas,  as estátuas, bustos, máscaras, o engradado, luminárias, móveis, vasos, piso, mármore, exposição permanente e outros detalhes foi o suficiente para satisfazer o sonho daquelas crianças. As escolas e professores que estiverem interessados em levar seus alunos é só ligar para o TA e agendar, há um setor pedagógico que trata especificamente desse segmento de visitantes, eles atendem solicitações de terça a sábado. Sempre que posso levo meus alunos até lá, espero que vocês façam o mesmo também.












Guia Tateane orientando as crianças











quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Uma noite com as melhores músicas das últimas décadas



 

Foi assim que Kardec Jackson comemorou seus 40 anos em Boa Vista-Roraima. Numa noite temática em que tinha um lindo painel revival e uma moto da década de 80. 

 

Seus convidados se viram envolvidos ao som do melhor do Rock internacional com uma banda local, formada por amigos que sentiam falta de ouvir The Beatles, Pink Floyd, The Who, Rolling Stone, Led Zeppelin, David Bower, Scorpions, Aerosmith, entre outros. Conclusão a banda estava com um repertório impecável. Sua filha Aline, 09 anos, aproveitou pra instalar seu teclado e fazer uma surpresa cantando o parabéns com a banda para surpresa do pai e comoção dos convidados. Entretanto como coisa boa não acaba cedo, logo depois, em outro ambiente, os convidados assistirem o vídeo em homenagem ao aniversariante, ideia e roteiro de sua esposa Joice, logo em seguida o DJ dominou a festa  com rock nacional até o amanhecer. Com muita animação e um show a parte do aniversariante dançando o Break, da década de 80, ao som de Cindy Lauper. Foi sem nenhuma sombra de dúvida o ápice da festa.

 

Mesmo sendo em Roraima nós não medimos esforços de sair de Manaus para ir até lá comemorar com ele: mãe Dora, tios Enéas, Dorotéia, Dionéia, Dulcimar, irmãos Kleber, Kátia e a cunhada Noemi.

 Kardec que você continue sendo esse bom pai, esposo, filho e irmão e acima de tudo o profissional comprometido com a sociedade de forma transparente e sem medo de combater a corrupção.
 


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Boa Música num ambiente Amazônico

São com estes sentimentos  que Célio Cruz, Robertinho Chaves e Zeca Torres estarão no próximo dia 02.12.2010, esperando por nós, no Fino da Bossa, às 22h