Essa é a melhor forma de retratar o que aconteceu nos estados da Região Sudeste, mais especificamente em São Paulo e hoje a tragédia do Rio de Janeiro.
Em São Paulo a forte chuva mostrou um problema que vem se agravando ao longo das últimas décadas, a compactação do solo com concreto e asfalto, faz com que a água eleve-se rapidamente não dando oportunidade das pessoas saírem de suas casas, de carros e de áreas de risco a tempo. É impressionante a velocidade como tudo acontece, entretanto não deixa de ser uma tragédia anunciada.
Já no Rio, é fato que já havia urbanização na área serrana, mas também muita área preservada. Entretanto essa área preservada não teve estrutura suficiente pra agüentar as mudanças climáticas do planeta. É isso mesmo, lá a natureza não retratou só a fragilidade da urbanização local, mas a forte influencia da mudança climática. Nessa luta centenas de vítimas fatais e outras milhares abaladas e desnorteadas. Que isso sirva de reflexão para políticas públicas de preservação ambiental através da melhoria da qualidade de vida da sociedade, incluindo discussão de controle de natalidade.
Meu mais profundo sentimento aos familiares das vítimas dessas tragédias naturais, mas como disse antes de algumas anunciadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário