terça-feira, 5 de maio de 2009

VOCÊ ACHA QUE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS INFLUENCIAM NA EDUCAÇÃO?

Se você disse sim, você acertou. Neste momento o Brasil e o mundo passa por problemas singulares, mas já ocorrido no passado. Entretanto a população era bem menor diminuindo, também o impacto.
O Amazonas e outros estados da região norte e nordeste, enfrentam uma das maiores cheias já registradas. Milhares de pessoas estão sem moradia, comida, roupa e esperança. Iminentes a todo tipo de problema de saúde, correndo risco de morte, e com algumas vítimas fatais.
Neste quadro algumas escolas estão submersa outras servindo de abrigo para famílias inteiras. Além de crianças jovens e adultos ilhados e sem estrutura psicológica para voltar a freqüentar a escola.
Desses milhares de alunos, algumas não retornarão tão cedo para as salas de aula, pois os problemas econômicos causado pelas perdas materiais os colocarão no mercado de trabalho mais cedo.
Essa situação e decorrente do aquecimento global, que altera o clima na Terra, algumas vezes de forma sutil e em outras desastrosas. Se você tiver boa memória lembrará que este continente de água, chamado Amazônia, há pouco mais de três anos atrás teve a maior seca já registrada e dezenas de micro-ecossistemas aquáticos prejudicados.
É o homem sofrendo as conseqüências da sua própria ação. A educação poderá ajudar a fazer a diferença, através da socialização dos conhecimentos relativos aos problemas ambientais e o que cada um de nós, de forma individualizada ou coletiva, pode contribuir com a redução do aquecimento global. Inclusive, como cidadãos, cobrar políticas públicas mais pragmáticas direcionadas a grandes investimento de impacto ambiental.


Imagens de:
http://www.derradeirasgracas.com/
oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/04/01/...

Nenhum comentário: