sábado, 24 de outubro de 2009

340 ANOS DE MANAUS

Manaus Antiga

Em 1669 um simulacro de fortaleza foi construído, em pedra e barro, sem fosso e na forma quadrangular. Possuía dois canhões de bronze e dois de ferro que guarneciam as cortinas. A fortaleza foi chamada de Forte de São José da Barra do Rio Negro. Assim inicia a história desta maravilhosa cidade que se chama Manaus.


Cidade que como todas as outras, construída com o suor e sangue do povo trabalhador. Inicialmente pelos índios guerreiros que por aqui habitavam. Fortes e relutante, tendo como principal líder Ajuricaba, que segundo a lenda jogou-se nas águas do Rio Negro, mas não se deixou escravizar. Ingleses por aqui passaram deixando seu legado e monumentos; coronéis da borracha; nordestinos “soldados da borracha”; franceses e sua característica arquitetônica art nouveau; japoneses ao final da 2ª Grande Guerra, com a Zona Franca árabes, turcos, indianos, etc,etc,etc.

Manaus Hoje

Com tudo isso dá pra imaginar como deve ser esta maravilhosa cidade, circundada pela Floresta Amazônica e sua rica biodiversidade, mitos e lendas. Além de estar bem próxima a Linha do Equador.

Ninguém resiste as batidas de tambor, legado deixado pelos primeiros habitantes. E é assim que Manaus comemora seu aniversário, ao ritmo do Boi Bumbá, alguns milhares de pessoas estão embaladas por este ritmo frenético na cidade ontem, hoje e amanhã comemorando o seu aniversário.

MANAUS hoje completa 340 anos, na condição de metrópole e sub-sede da Copa do mundo 2014. Que seu povo, que hoje dança com alegria, tenham discernimento no próximo ano quando forem as urnas. Assim poderão transformá-la numa cidade sustentável e mais generosa do que já é, com a multiplicação de seus locais públicos aprazíveis, bibliotecas, centro desportista, habitação e outros. PARABÉNS MANAUS!
Manaus do Futuro

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR


DAS UTOPIA

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
Mário Quintana


Nesta data especial o professor não tem muito que comemorar, mas muito que refletir sobre a sua importância na construção social e na falta de políticas públicas educacional para o fortalecimento da escola e valorização do professor.

Caro colega não perca a oportunidade de se fortalecer perante a sociedade, sempre que possível é importante levar a sociedade a refletir sobre o que hoje está posto sobre educação.

O professor não pode sozinho responsabilizar-se pela educação. Metas e objetivos são implementados, e conquistados, mas faltam políticas. Atualmente o professor é o único responsável por essas conquistas. Trabalhando sozinho, tendo que se desdobrar. Ou seja, o trabalho é solitário, mas os ganhos são coletivos. O Governo vangloria-se das vitórias. Entretanto o investimento em mudanças, como a contratação de multiprofissionais (psicólogo, psicopedagogo); garantia da HTP semanal; professores de Educação Física para Educação Infantil; arte educador; garantia e acesso a Educação Infantil, etc,etc, são quase que inexistentes.

Sendo assim não posso deixar de parabenizar o Professor pelo seu Dia, pois com todas as dificuldades, o professor melhora o processo de ensino e aprendizagem a partir do seu compromisso com a educação.

Aos Dom Quixote da sociedade atual um grande abraço.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A ARTE DE VIVER A VIDA

Poucas pessoas sabem comemorar a vida como as duas que festejaram aniversário nesse mês de setembro e no mesmo dia. Tive a oportunidade dupla de ser abrilhantada com a felicidade delas.

Diniz Fonseca comemorou 50 anos, além da belíssima festa, ele fez uma campanha de leite em pó. Todos os convidados participaram da campanha. A idéia é distribuir o produto entre famílias carentes da Zona Periférica da Cidade, de preferência aquelas onde, infelizmente, o estado ainda não chegou.

Diniz foi homenageado pelos filhos, Arthur, Bárbara e Gabriel, sob o olhar enternecido de sua esposa Peleca, Marilene Paes. Com uma festa linda e um brilhante bufê, o aniversariante discursou agradecendo a família e amigos pela celebração da vida, lembrando da importância de cada um fazer a sua parte socialmente. Brindou os convidados, cantado rock e MPB, sob aplausos do seleto grupo de amigos. Para satisfazer o coração Garantido do aniversariante, seu concunhado, Ricardo, contrário doente, e cunhada Lurdes Paes entoaram uma toada antológica do Garantido, neste momento nostálgico da despedida do Rei David das cores vermelho e branco.





Na festa estava a matriarca da família Paes, D. Marion e todos os demais filhos: Zezinho, Joaquim, Joel, Juarez-Cirlene, Marcilene, Darcilene, Cristina-Estevão, Lurdinha-Elói, Betânia-Jucimar, Marionzinha e primos da família Paes. A família Paes é oriunda da região de Douro em Portugal, chegou à Urucará no final do séc. XIX e teve relevante importância na construção da cidade.




E para saudar seus 30 anos, Keila Andresa, fez uma festa dançante com muita balada, axé, forró e pagode. Ela que adora a noite de Manaus, aprecia todos os estilos musicais dançante. Por compromissos profissionais diminui seu final de semana notívago para sexta, sábado e domingo.













Keila merecia essa festa, comemoração de conquista pessoal e profissional é fantástico. Aliás, sou suspeita para falar sobre a aniversariante. Uma vez que contribui para sua formação. Quando ela veio morar comigo tinha apenas 9 anos, passamos juntas por alegrias e dificuldades. Não só eu e ela, mas todos os irmãos. Imagino que para ela ser criada por nós, quase adolescentes, que viviam intensamente a juventude, deveria a tornar diferente no meio das demais crianças de sua idade. Contudo, nuca perdemos o foco, não deixávamos nossos estudos e trabalhávamos muito.

É bom saber que ela tem o mesmo perfil, sabe viver a vida. Sem parar de estudar, característica que mais me orgulha. Lembro que passava a maior parte do tempo, depois da escola nas bibliotecas públicas e cursinho se preparando pro vestibular. O resultado disso: é a profissional de hoje e sua militância política-social.

A M&M eventos, sua thurma, é conhecida assim devido o casal Marcelo-Mayre Nery, chegaram trazendo tudo que uma festa precisa alegria, desordem na ordem, pulsação e vibração. Neste momento a festa ficou a mil, o espaço para dançar ficou pequeno, mas ninguém reclamava, todos queriam fazer parte. Dançando até ao simples ruído de uma latinha que abria. Assim Adrianio, Fabi, Adriana, Kaká, Jú, Zeca, Pri, Clélia, Nilda, Tiaguinho, Alex e Márcia da M&M agitaram na festa. Amigos do trabalho daqui e da época que trabalhou como psicóloga em Urucará, como Jajai e Taquinho não deixaram por menos. Outros, como Ilton-Mayre Cunha a caminho de Margarita passaram pela festa para celebrar e brindar com ela. E claro a comunidade de irmãos, sobrinhos e tios.

Uau!!!!!! Não dá pra citar todas as pessoas, mas esse dia, sem dúvida alguma para Diniz e Keila foi inesquecível: a verdadeira ARTE DE VIVER A VIDA. Que Deus os abençoe. E para mim, a felicidade de ter compartilhado esse dia ímpar.