sábado, 18 de julho de 2009

Ciência, cultura e sustentabilidade

Ontem encerrou a 61a Reunião da SBPC em Manaus/UFAM. Mais de cem trabalhos foram apresentados, espaço democrático que colocou problemas ambientais, políticos, sociais e culturais em pauta. Provando que a ciência e tecnologia devem caminhar de mãos dadas com a humanidade.

A idéia de elitismo acadêmico ainda é defendida por poucos que estão na contramão da construção da sociedade sustentável.

Reunião como esta, permeada de mesas-redondas e conferencias, contrapõe-se a essas idéias retrogradas e fortalece o diálogo entre ciência, administração e povo.


Dentre tantas discussões foi muito bom saber que o Museu da Amazônia -MUSA, projeto coordenado pelo físico e ex- presidente de honra da SBPC Ennio Candotti, tem uma proposta arrojada e interativa para aproximar o homem da natureza. Levando em consideração os saberes tradicionais. É o que o coordenador chama de o homem saber ouvir a voz da floresta e do rio. Precisamos disso.

Já faz parte do MUSA a peça antropológica, uma ponta de lança talhada em pedra que data de 9 mil anos atrás, encontrada em sítio arqueológico em Manaus. Isso fez o Prof. Ennio, alertar para importância do fortalecimento da cultura regional, e a necessidade de vencermos os Coronéis da Borracha que ainda dominam a cultura local. Que, segundo ele, como borracha, tentam apagar a cultura autóctone a partir da construção do Teatro Amazonas. Algo para ser pensado, discutido e socializado.

A ratificação da identidade de um povo passa pelo fortalecimento da sua cultura.

sábado, 11 de julho de 2009

MANAUS A CAPITAL DA CIÊNCIA


Na semana de 12 a 17 de julho, Manaus é a capital da Ciência do Brasil. Está sediando a 61ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, no Campus da UFAm, com o Tema AMAZÔNIA: CIÊNCIA E CULTURA.

Profissionais, de todo o Brasil, das mais diferentes áreas científicas, alunos e Ong’s estarão participando de conferências, mesas-redondas, sessões especiais, simpósios, assembléia, exposições e manifestação cultural.

Os Núcleos Temáticos abordam: Amazônia questões nacionais, multilaterais e mundiais; ano internacional da astronomia; clima, água e ambiente; comunicação (mídia) amazônica; culturas amazônicas; conhecimentos científicos e saberes tradicionais; desenvolvimento da Amazônia; direitos e titularidades; Educação; História natural e humana; saúde humana; Tecnologia: passado, presente e futuro.

As Conferências e mesas-redondas são abertas ao público em geral, com exceções das oficinas que necessitavam de prévia inscrição e pagamento de taxa.
De acordo com a programação, não terá conferencia nem mesa-redonda durante a noite. Isso é uma pena, pois várias pessoas trabalham durante o dia e não poderão participar das discussões dos diferentes núcleos temáticos.
Destaco com tristeza a cultura do tema pela situação como ela foi tratada, não pela SBPC, mas pelos dirigentes regionais.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A CIGARRA E A FORMIGA E GESTORES CULTURAIS DO AMAZONAS


Com o tema Amazônia Ciência e Cultura, será realizada a 61ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Campus da Ufam, no período de 12 a 17 de julho/2009.

Desde janeiro a Associação dos Pesquisadores do INPA – ASPI através do Movimento Cultural Uakti( 20 anos de existência) mobilizava-se no sentido de organizar com a Instituição um movimento cultural que representasse toda a Amazônia com a participação de artistas de todos os estados do Norte: Sebatião Tapajos e Nilson Chaves – Pará; Eliakin Rufino- Roraima; Sergio Souto-Acre entre outros nomes já confirmados e com passagem paga pela SBPC. Outros convites não foram feitos, pois para surpresa de todos a Cultura do tema, foi “suspensa”.

Entre a proposta do Movimento estavam grupos de artes cênicas, danças folclóricas, boi bumbá, apresentação de musicas 27 composições regionais com o tema água, a Banda da Bica, exposição de artistas plásticos, recitação, artesanato, etc... Entretanto o projeto não foi concretizado, pois o Governo do estado, através da Secretaria de Cultura inviabilizou a apresentação cultural. Declarou que os artistas poderiam apresentar-se no evento sem cachê vendendo apenas seu CDs.

Onde fica a valorização do profissional da cultura? Fica a pergunta será que a Fábula da Cigarra e da Formiga, lida na infância e interpretada de forma torpe, é que permeia o consciente desses profissionais que dirigem a Cultura local?

A partir deste fato o Movimento Cultural Uakti, em conjunto com demais profissionais da cultura, incluindo os que já estavam com os nomes confirmados pela SBPC realizam hoje a parti das 18h, na sede da ASSINPA, o lançamento do Fórum Permanente de Debate da Cultura da Amazônia( R. da Lua-Morada do Sol/ Aleixo).

Detalhes desse triste acontecimento poderão ser lidos no Blog do Rogélio Casado e do Simão Pessoa, pois o presidente da ASPI Willian Nazaré, através de carta aberta esclarece os fatos a população.