segunda-feira, 27 de abril de 2009

SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2009 – 22 a 29 de abril na EM Firme na Fé

SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL 2009 – 22 a 29 de abril
Ler e escrever o mundo”

Alfabetização de jovens adultos e aprendizagem ao longo da vida
A Escola Municipal Firme na Fé, Manaus – AM, participou com cerca de 200 alunos na Semana Mundial de Educação-2009.

Alunos ouviram o texto A Poedeira de Sonhos, de Wei-Wei, escritora chinesa, que faz parte do movimento internacional Iniciativa Escritores pela Alfabetização, promovido pela UNESCO, do livro Alfabeto da Esperança। A história da Poedeira de sonhos é pertinente, pois conta a história de uma mulher chinesa que casou porque o marido sabia ler e seu sonho era colocar todos os filhos na escol. Com muita dificuldade, ela conseguiu colocar um a um, quando todos formaram, ela passa a se sentir só, e aos 57 anos, portanto, resolve aprender a ler, aos 60 anos ela escreve a suas primeiras 06 cartas। Uma história comovente, que leva o aluno a refletir sobre a importância da educação.

Os alunos do 5○ ano foram divididos em dois grupos, os que liam fluentemente, escolheram histórias infantis para ler para os alunos do 2○. Ano, foram orientados a apresentarem o livro identificando o autor e o ilustrador. Em seguida eles conversaram com as crianças para identificação dos personagens, seqüência da história, possibilitando os alunos menores recontar o que conseguiram captar. Depois os alunos professores entregavam papel e lápis de cor para a reprodução da história através do desenho. Os demais alunos do 5○. Ano, escolheram livros na biblioteca, leram e depois as reescreveram. O espaço para essa atividade foi o pátio da escola e a Biblioteca.

Outra turma de alunos do 5o. ano, leram e recriaram a história em livrinhos que ficaram exposto no varal da literatura, e outros foram lidos para os menores, na mesma metodologia citada.

O resultado foi muito bom, os professores que foram convidados para participar da Semana, gostaram muito e pediram que esse tipo de ação fosse realizado mais vezes. A Diretora Evanise Lobo e a responsável pela Biblioteca, Cleide Gonçalves, deram toda infra-estrutura para a realização, além da participação de forma efetiva. A ação foi realizada pela manhã e tarde, com as seguintes professoras: Antônia Pauxi, Áurea Francinete, Cecília e Kádia Eneida, que coordenou a ação na Escola. Essa movimento teve o apoio do MIEIB- Am